quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A Polivalência de um Assistente Select"o" ...




Ola a todos os Caríssimos e não malogrados Naftalínicos...




Hoje deu-me a humilde vontade de escrever aqui um pequeno texto que não é mais do que uma constatação triste sobre a NOSSA vida neste harém de telecomunicações!


Vendo este mundo, o das telecomunicações, deparamo-nos com infindável leque de opções, alternativas e demais serviços acopulados de verdadeiro Cross-Selling, onde os targets traduzidos pelas ferramentas de CRM e ERP mostram que às marcas o que importa cada vez mais é o que aparece "à frente" do cliente, começando por uma boa linha de apoio ao cliente!


Posto isto, é de enaltecer as companhias, umas mais nacionalizadas ou outras menos multinacionalizadas que é o caso da nossa, ganhar embalagem económica e posição sustentável numa dinãmica de evolução comercial, industrial bem como de teor de responsabilidade social directa!

Estas poucas palavras mas não de "sub"- valorização, mostram ter todo o lauto sentido com a justaposição NOSSA e justificação dos mercados, em suma somos OBRIGADOS a ser uma polivalência de Assistentes convergidos num só user!


Olhamos para um Mundo PT: PT Pro; PT Prime; PT Multimedia; TMN; TV Cabo; PT Porto e Lisboa (antigos TLP); PT Empresas; ou simplesmente PT; Sapo; Meo;...

...e o que vemos? O óbvio claro!!!

Uma empresa, uma identificação individual, um lucro, uma despesa, um só conjunto de valores...entre muitos outros aspectos!

Na SAPO por exemplo temos os colaboradores da SAPO, que creio eu na minha maior "indoneidade" não deverão de saber muito sobre GSM...Um operador MEo, provavelmente não deverá de ser um expert de soluções empresariais de redes de fax... Um colaborador TMN certamente não saberá identificar um lacete RDIS de um analógico...

Relevo estes exemplos porquê?!??!?!? Porque "cada macaco no seu galho"..-TMN=GSM; PT Pro= soluções empresariais; MEO e/ou SAPO=Soluções de lacete e/ou satélite...

Os colaboradores de uma empresa não terão de forçosamente saber o target e o main product da "vizinh-irmã" empresa da Holding...


Enquanto que "NÓS POR CÁ" (tal como artigo da SIC aos domingos onde relatam os feitos ou melhor os "efeitos" de casos caricatos em Portugal!), temos de saber sobre lacetes, produtos GSM, serviços do operador, ferramentas CRM e ERP e CUSTOMER CARE, estamos a cerca de 3 a 4 meses de termos fibra óptica com TV a adicionar o serviço actual de ADSL, saber que as linhas SAPO se vierem para a nossa instituição, vai passar de RDIS para analógica, e por último, e foi o que me fez "filantropar" aqui hoje, vamos ser meninos e meninas consultores financeiros e avaliadores económicos das vidas privadas das famílias portuguesas...


Esquecem-se que somos só um único user... não somos máquinas...não somos ferramentas...não somos apenas um sales force identity...somos pessoas, capazes, eficientes em todos os projectos, MAS NÃO SOMOS É PARVOS ao ponto de saciar as necessidades megalómanas de certas e determinadas pessoas em ter este ou aquele carro, este ou aquele avião!


Eu apenas quero conseguir chegar ao fim do mês com as contas pagas...

5 comentários:

Gato disse...

podes crer!!! custa um bocado ser o boneco de elastico... mas as contas também pesam no final do mes......

Gato disse...

Gostei do " malogrados"...

Louro disse...

Eu dizia-te onde é que podem fazer um holding...

Cygni disse...

...bem... escusado será dizer que TENS MUITA RAZÃO!!

Maga disse...

... vendemos mil um serviços, temos de saber mil e um processos e, para ajudar, fazemos gestão de reclamações, gestão de stocks, somos a cara da empresa... e bla bla bla! Mas daqui iremos sair bem preparados para sabe-se lá o que...